"Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus" Romanos 8:28

sexta-feira, 5 de março de 2010

Receita para aumentar a percepção musical



Hoje vai uma receita para aumentar a percepção musical, para apurar e aguçar os ouvidos dos amantes da música:

Primeiro acomode-se de maneira relaxada. Sentado ou deitado. Coloque uma música para tocar. Qualquer música, não importa o gênero. De preferência instrumental, vamos optar por começar com uma mensagem menos explícita. Comece concentrando-se naquilo que ouve como um todo, no bloco sonoro. Imagine-se num lugar distante de onde você consegue ouvir a massa sonora sem detalhar vozes ou instrumentos. Como uma conversa entre várias pessoas ao longe. Calmamente vá se aproximando desse movimento sonoro. Comece a perceber qual o instrumento que se destaca entre os outros, qual a voz mais alta.
Em seguida comece a perceber as outras vozes, que estão presentes no segundo plano da audição. Pense na linguagem musical como um idioma e em cada instrumento como uma fala. Caminhe entre os instrumentos e tente distinguir cada um, acompanhando atentamente os discursos individuais. Muitas vezes sua atenção vai passar de um para o outro, quando isso acontecer tente voltar ao instrumento anterior. Perceba que cada um tem um caminho melódico ou harmônico diferente, uma função sonora que é responsável por uma parte do todo.

Passe agora a observar as conversas entre eles, as perguntas e respostas, a maneira que interagem e às vezes se fundem em momentos aonde as várias vozes juntas se transformam numa nova voz, diferente das outras. Deixe-se levar por essa conversa como se conseguisse pressentir a próxima fala, desenhar na mente o próximo momento. É nesse instante que você terá a impressão de ouvir algo novo, por mais que já tenha ouvido esta música. A partir daí, em seu mais puro sentimento, comece a decifrar as mensagens, os recados, deixe seu imaginário livre para decodificar melodias e harmonias. Liberte-se, viaje aos lugares sugeridos, sinta seus ouvidos plenos e todos os outros sentidos que começam a acompanhar, aguçados, fazendo do seu corpo mais um instrumento que reage instintivamente a esse processo que o universo maravilhoso da música pode oferecer.

Faça esse exercício pelo menos uma vez por semana, além de melhorar muito a sua percepção auditiva é bom para desestressar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário