"Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus" Romanos 8:28

terça-feira, 29 de julho de 2008

Notas Sensiveis e Falsas Sensiveis

Nós todos gostamos da forma como os jazzistas constroem os seus improvisos mas, contudo ao tocarmos um trecho dum solo jazz não entendemos muita coisa por ai. Uma delas a qual chamamos de escala cromática não é nada menos nada mais do que uma sucessão de notas sensíveis e falsas sensíveis. 

Notas Sensiveis -- essas são as notas que estão meio tom abaixo da nota dentro da escala. Ex: na escala de CMaj7 temos C D E F G A B C sendo assim a sensível de C seria B, a sensível de D seria C#; a sensível de E seria D# e assim por diante. Essas notas são consideradas notas de passagem a qual fazem preparação da outra a qual ela lhe é sensível.

Falsas Sensiveis – são as notas que estão meio tom acima da nota dentro da escala. Ex: na escala de CMaj7 temos C D E F G A B C sendo assim a falsa sensível de C seria C#, a falsa sensível de D seria D#; a falsa sensível de E seria F e assim por diante. Essas notas são também consideradas notas de passagem da outra a qual ela lhe é falsa sensível.
Sendo assim num solo duma determinada escala podemos então introduzir essas sensíveis e falsas sensíveis para dar mais brilho e cor ao teu solo.
 Bons Estudos
Vando Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário